Escolha uma Página

Escuto muito a reclamação de alguns jovens a respeito da falta de oportunidade no futebol que suas cidades possuem. Eles tem talento, mas morando numa cidade sem oportunidades ficam engessados e sem rumo quando o assunto é realizar sonhos no futebol.Morar em cidade pequena pode ser difícil, mas não pode te afastar do sonho ou então frustrar suas esperanças. O fato é que o problema precisa ser tratado não como um obstáculo, mas como um desafio a ser superado. Pra fazer isso? Somente focando nas soluções e não nos impedimentos. Com os olhos fitos e fixados nas soluções é que você vai encontrar a energia vital para lutar pelos seus sonhos e realizar seus objetivos!

Por isso decidi escrever as 6 dicas, que na verdade são soluções, para quem mora numa cidade pequena e sem oportunidades no futebol.Tá preparado?

Então vamos lá!

Em primeiro lugar você precisa assistir o vídeo que fiz no meu canal com o Dhiego Martins. https://www.youtube.com/watch?v=TrgACgY5MYU&t=65s. Ele nasceu numa cidade pequena e sem muitas chances. Neste vídeo falamos sobre as dificuldades de se tornar atleta profissional morando em cidades do interior.

A segunda dica é saber que é preciso arriscar. Enquanto você ainda é jovem, tudo é uma grande aposta. Mas guarde isso que vou te falar agora: as melhores oportunidades vem sempre disfarçadas em pequenas e as vezes inesperadas situações. Você pode estar esperando a peneira do Corinthians, querendo ser jogador da base do Flamengo, mas na verdade, a porta para você entrar, se envolver e iniciar sua carreira pode ser o clube pequeno e amador da cidade vizinha.

Portanto, a terceira dica é abandonar o mito que para ser jogador é preciso passar na peneira do Corinthians, São Paulo, Cruzeiro ou do seu time do coração. Muitos jovens se frustram e abandonam a carreira por causa disso! Foque no clube mais próximo! Na cidade mais próxima. Por exemplo, meu primeiro clube foi o CAPÃO RASO, onde fui ter minhas primeiras experiências no campo. Aquela porta despretensiosa trouxe desenvolvimento, experiências e o melhor de tudo, envolvimento! Que é a quarta e próxima dica!

Estar envolvido com seu sonho é um dos passos mais importantes. Quem deseja ser médico não pode estar engajado no mundo dos arquitetos. Quem sonha em ser psicólogo não deve estar frequentando feiras e cursos sobre vendas. Quando você se envolve com o futebol acontecem 4 coisas muito decisivas:

1- você desenvolve seu jogo, melhorando sua parte técnica e física, o que te prepara para alguma oportunidade, peneira, teste ou avaliação.

2- ganha experiências valiosas que somente a prática e o dia a dia no esporte podem promover.

3- Conecta-se com outros sonhadores que também compartilham dos mesmos objetivos, além de conhecer a história de outros jovens que também desejam chegar no mesmo lugar que você! Isso é muito importante! Estar na mesma tribo, com quem está conectado com as mesmas ideias!

4- Você vai ter informações importantes do futebol. É envolvido que fiquei sabendo quando e aonde iriam ter peneiras. É envolvido que recebi conselhos de pessoas mais experientes que eu. Este conhecimento somente tem aqueles que estão na tribo, envolvidos com pessoas que também sonham.

Em quinto lugar e não menos importante que todas as outras é ter coragem para enfrentar as enormes dificuldades do começo. Coragem para assumir a responsabilidade. Coragem para bancar o sonho. Coragem para acreditar mesmo quando ninguém acredita. A palavra coragem precisa estar no seu dicionário. Porque é preciso dela para mudar de cidade, mudar de casa, mudar de rumo pelo sonho. Esta é a palavra que mais precisei desenvolver na minha vida para me adaptar a tantas mudanças. Esta é a grande sacada dos jogadores que venceram as barreiras e realizaram sonhos.

E por ultimo, uma dica de ouro. Você não procura empresário. É o empresário que procura você! Como assim? Se você for bom mesmo e tem talento, cumprir todas as dicas acima, o futebol vai começar abrir as portas para você. Não é você que mendiga uma chance. É o mundo do futebol que vai pedir para você dar uma chance para ele. Se você viu o vídeo do Dhiego Martins vai perceber que não apareceu nenhum empresário para buscar ele no interior do Paraná. No entanto, quando ele saiu, arriscou, jogou, se envolveu, a chance veio até ele. Foi este momento que apareceu o empresário. É mais ou menos aquela história de namorar a garota dos seus sonhos. Se você ficar pedindo e mendigando, ela vai deitar e rolar em você. O segredo, é atrair, é fazer algo que chame atenção e desperte o interesse. É ter conteúdo para quando rolar a primeira conversa ela deseje você o quanto você está interessado por ela. Daí, tudo fica mais fácil, não é verdade?! Na vida, funciona mais ou menos assim. A oportunidade nós criamos atraindo ela para nós e não mendigando ela por ai!

Então é isso meu craque!

Inscreva-se no meu canal do youtube CARLOS BERTOLDI e faça parte da comunidade do profissão jogador no Facebook. Deixe seu comentário e vamos pra cima!