Escolha uma Página

Recebo muitas mensagens sobre qual é minha alimentação e como faço para ter uma rotina nutricional sadia para jogar futebol profissionalmente.Decidi colocar no papel e em vídeos mais detalhes sobre isso, no entanto, vou começar falando sobre os 5 alimentos que eliminei da minha vida, para que pudesse iniciar um novo estilo de vida

Em primeiro lugar quero dizer que não é uma dieta que realizo, mas um estilo de vida que adotei. Por isso não sofro e nem vivo angustiado, porque entendi que minha alimentação é uma das ferramentas mais poderosas para que possa extrair a alta performance que tanto procuro.

O bem estar e a energia que experimento no meu dia a dia valida todas estas informações que foram adquiridas ao longo dos anos, da consulta com variados nutricionistas, com o contato com inúmeros médicos e também com pesquisa e estudo.

Então hoje, este artigo é para falar do que eu não como no meu dia a dia. Você vai me perguntar, “Ticão! Nunca mais vou poder comer isso?!” Claro que não, nada aqui é rígido a esse ponto, mas se liga nessa primeira dica!

Esses 5 alimentos não fazem parte do meu estilo de vida. Isso significa que eu não compro, não tem dentro da minha geladeira ou na dispensa! Numa eventualidade posso comer ou tomar numa festinha ou na casa de um amigo que me oferece, mas a grande dica é: não tenha dentro da sua casa! isso vai ajudar você demais a conseguir criar seu estilo de vida mais saudável!

  • Refrigerante

Há mais de 10 anos nós não ocupamos espaços com eles aqui em casa. Nós decidimos, então fazermos o suco da própria fruta em casa. Estes produtos produzem um alto valor calórico, estão infestados de produtos químicos e cancerígenos. Independente da marca, se é a base de fruta, ou possui características light, diet e zero, a composição dos refrigerantes está repleta de substâncias nocivas à saúde. Basicamente eles são compostos de: xarope de milho, sal industrializado, gás carbônico, benzeno, açúcar, conservante, xarope de refrigerante, ácidos, cafeína, aromatizantes e uma infinidade de corantes.

Os ácidos são acrescentados a bebida para realçar o sabor, evitar a oxidação e a presença de micro-organismos. O problema é que esses ácidos fazem o PH do refrigerante diminuir para algo em torno de 2,5 – 3,0, enquanto o PH do sangue está entre 7,35 – 7,5. Quando ingerimos uma bebida com PH tão baixo, o corpo luta para equilibrar os níveis de volta ao normal, extraindo minerais do organismo. Quando não consegue, o corpo acaba acidificando e dando espaço para o crescimento de diversas doenças. Um atleta que preze pelo seu desempenho precisa oferecer ao seu corpo e ao organismo as ferramentas para a alta performance. O refrigerante faz o caminho contrário!

  • Leite e derivados

O leite é muito bom pro bezerro! O leite é comprovadamente um dos alimentos mais consumidos no brasil. Ele faz parte da nossa cultura. No entanto, quando eliminei o leite de minha dieta tive uma melhora acentuada no refluxo, na digestão e na regulação intestinal e isto porque o leite que nos consumimos é cheio de hormônios que são aplicados nas vacas para que elas possam produzir em alta escala durante o ano inteiro. Estudos e pesquisas já confirmaram que o leite da vaca é produzido pela vaca para alimentar o bezerro e não um ser humano e por isso os benefícios do cálcio que a indústria tanto explora é mal absorvido pelo nosso intestino. Cerca de 70% a 75% não é absorvido e ainda atrapalha na absorção de outros minerais. O leite produz excesso de gases e este estufamento abdominal prejudica e muito o bem estar e o desenvolvimento esportivo de qualquer ser humano. Nós somos os únicos mamíferos que nos alimentamos de leite na fase adulta e o pior, de um leite de outra espécie. Além de ser alérgico e inflamatório, o leite também possui milhares de componentes químicos e o que sobra de positivo dele é praticamente eliminado no processo de pasteurização.

  • Pão

Um dos alimentos mais consumidos pelo brasileiro é o pão. No entanto, ele também foi eliminado da minha dieta. Eu sempre tive o costume de tomar um café com pão pela manhã, mas assim que substitui este carboidrato do pão, pelo carboidrato de uma banana com aveia, ou então, por uma proteína de um omelete, tive uma melhora significativa nos meus índices de massa magra. Também outro fator significativo foi no ganho de energia e disposição para o treinamento. O Dr Victor Sorrentino declara que “O pão possui um índice glicêmico alto, está cheio carboidratos refinados, glúten, aromatizantes, conservantes “viciantes” que além de dificultar o emagrecimento ainda atrapalham hormonalmente o corpo no período matinal”. Ou seja, o pão não vai entregar para seu corpo a energia e a vitalidade que você precisa para desempenhar em alta performance. E se você está precisando emagrecer, Segundo o DR Victor Sorrentino, quem ingere ovos no café da manhã tem a chance de perder 65% mais peso do que quem ingere pão”.

  • Carnes processadas

Carnes processadas como o presunto, peperoni, salame, peito de peru, salsichas estão cheios de gorduras ruins e substâncias químicas que fazem mal à saúde. Estes alimentos que muitas vezes estão inclusos em nossa dieta levam nosso corpo ao sofrimento pela alta concentração de conservantes, corantes, nitritos, nitratos e aditivos químicos que servem para aumentar o prazo de validade e alterar o sabor do alimento. O nitrito, por exemplo, é altamente cancerígeno. Ele é usado como um fixador de cor para dar o aspecto de alimento fresco, segundo a Dr Deyse Caldeira.

Além disso, as carnes processadas foram colocadas na lista do grupo 1 de carcinogênicos pela International Agency for Research on Cancer (IARC), que também inclui o tabaco, amianto e fumaça diesel. Segundo a ONU 70% das doenças modernas são de origem animal. Está aí um bom motivo para você reduzir o consumo da carne processada

Não devo mais comer carne processada? Tudo com equilíbrio e controle é o segredo de viver bem e com qualidade. O fato de você não ter em sua casa e estes alimentos não fazerem parte do seu dia a dia já é um grande avanço para que seu corpo esteja sempre apto para te oferecer a melhor energia e vitalidade para alcançar seus objetivos.

  • Doces

Claro que você até deu um pulo ai na cadeira! “-Ticão, significa que seu eu desejo ser profissional devo parar de comer doces?”. Calma, não é isso! Sigo sempre falando que precisamos ter um estilo de vida que proporcione uma alta performance.

O açúcar é extremamente viciante. Segundo um estudo recente, o açúcar atinge áreas do cérebro semelhantes ao vicio da cocaína e da heroína.

“Açúcar é vazio ou pobre em nutrientes. A maioria dos alimentos com alto teor de açúcar como doces, pudins, refrigerantes e barras de chocolate contêm poucos nutrientes essenciais ou nenhum. “Pessoas que comem alimentos açucarados ao invés de comer alimentos de verdade, provavelmente, se tornam deficientes em muitos nutrientes importantes. Ou seja, você consome bombas de calorias que fazem o seu corpo engordar, causam diversos problemas de saúde, sem benefícios evidentes”, declara o Dr Julio Pimentel. Quanto mais você consome mais você deseja consumir. Os doces são alimentos que não produzem saciedade e a consequência mais óbvia é comer em excesso e repetidas vezes.

Para conseguir eliminar estas calorias você terá que sofrer bastante com exercícios aeróbicos. Então, o que eu faço? Não consumo açucares no chá, café ou sucos. Procuro não comer biscoitos e chocolates. Teste! Seu paladar vai se acostumar e aos poucos você vai reeducar seus hábitos. Meu filho não teve acesso ao açúcar até os dois anos de idade. Hoje ele toma sucos, chás e café sem açúcar nenhum sem reclamar. É uma questão de hábito! De vez em quando, depois de uma boa vitória e um momento especial não tem problema nenhum curtir um docinho!

Então é isso craques! Se estes alimentos fazem parte da sua vida todos os dias, então é momento de refletir e se profissionalizar na alimentação! É necessário a consciência e um comportamento condizente com o sonho e com os objetivos. É sempre um bom começo parar de consumir aquilo que é nocivo para então iniciar um processo de conscientização para se alimentar de uma forma boa e equilibrada. Estamos sonhando na profissão mais concorrida do Brasil! Qualquer detalhe nessa hora pode fazer a diferença lá na frente!

Neste post tive a ajuda imprescindível de médicos e nutricionistas que tem ajudado a construir meu estilo de vida:

Dr Victor Sorrentino, canal no youtube: https://www.youtube.com/user/ClinicaSorrentino

Dr Mohamad Barakat, canal do youtube:  https://www.youtube.com/user/CanalDrBarakat

Dr Juliano Pimentel, canal do youtube: https://www.youtube.com/user/MedPiment

Nutricionista CHEF TonTon, @nutritonton