Escolha uma Página

“futebol mudou muito, hoje é só filhinho de papai e quem tem empresário que vence”.

Tenho ouvido esta expressão com muita frequência e gostaria de falar um pouquinho com vocês com mais profundidade sobre esse assunto que se tornou uma crença na mente de muitos jovens no Brasil.

Volte e meia aparecem alguns jovens tecendo seus comentários e percepções baseados em suas experiências negativas. Entendo cada relato com muito carinho, porque de fato, todos os jovens do Brasil são prejudicados diretamente pela corrupção. O problema é que nossos adolescentes sonhadores acreditam que os “esquemas”, “as propinas”, “os empresários”, são seus maiores inimigos, quando ainda não se deram conta, que não é o que acontece de ruim em nossa vida que dita aquilo que seremos, mas como reagimos a estes fatos negativos que vão dizer o que de fato somos.

No Brasil, antes de você ser atingido pela corrupção no futebol, você já foi alvejado pela falta de oportunidades de emprego, na precária infraestrutura do ensino público, no descaso com a estrutura hospitalar, na falta de segurança, no esquecimento do patrimônio público, na falta de investimento em vários setores importantes da economia. Você está sendo diariamente roubado na hora que compra uma bala, uma fruta ou um remédio pela alta carga de impostos.

Mas o que isto tem a ver com meu sonho de ser jogador de futebol? Opa, aqui que eu queria chegar. Todos os jovens que creem que o futebol é corrupto estão certos. No entanto, o que vocês não estão certos é justificar sua desistência por causa da corrupção. Daí você pode me perguntar: Mas porque devo continuar tentando se tudo são cartas marcadas? Se quem tem empresário tem vantagens, do que adianta treinar e buscar o sonho? Se quem tem dinheiro está na frente, porque me arriscar?

Simplesmente, porque se você não enfrentar a corrupção nesta profissão que é a sua paixão, que é seu sonho, terá que enfrentar ela em qualquer outra profissão que escolher, ou você acha que o mundo é limpinho e só o futebol é sujo? Em todos os lugares, becos, frestas e armários existe um sistema corrupto acontecendo. Se você engessar seus sonhos por causa da corrupção, não poderá jamais estudar para concurso público, porque uma centena deles foi alterado e manipulado. Não poderá sonhar em abrir uma empresa porque terão muitas outras tendo vantagens por trás do pano. Não poderá ser advogado, nem médico, nem dentista, nem arquiteto, visto que a maioria dos seus concorrentes serão filhos de médicos, ou de dentistas, ou de arquitetos. Ou seja, eles terão vantagens, consultórios prontos, clinicas novinhas! Você estará começando do zero, eles não. Mas daí você pensa, vou ser um empreendedor! Aí piorou! Terá que aprender conviver com a prefeitura e todas as corrupções e impedimentos que o governo cria para aqueles que desejam empreender.

Futebol tem corrupção? Claro! Em algum momento você pode estar em desvantagem por causa de alguma situação extra campo? Claro! Mas como vencer isso? Não criando uma forma de pensar que construa inimizade entre você e seu sonho. Guarde essa frase que vou dizer agora: Se você deseja fazer algo relevante nesse mundo, terá que aprender a vencer tudo e todas as forças contrárias. Terá que exercitar os músculos da perseverança e desenvolver uma CRENÇA de possibilidades, do contrário, será um eterno frustrado com um discurso bonito e realista, mas sem capacidade para realizar absolutamente nada.

Futebol não é para todos. Esta profissão é muito mais que uma peneira de talentos, é um funil emocional daqueles que conseguem lidar com as incertezas, dúvidas e esquemas e mesmo assim continuar sonhando, treinando e trabalhando de maneira concentrada e apaixonada. As vezes, fico procurando os filhinhos de papai que os jovens tanto reclama, mas o que encontro são somente jogadores que venceram a pobreza, a miséria, a insegurança. Estudando a história dos grandes nomes do nosso futebol percebo que eles nasceram em desvantagem, enfrentaram distâncias, foram dispensados. Foram muitas vezes injustiçados e refém das corrupções, no entanto, a força e a paixão que existiam em seus corações eram maiores do que as forças contrárias deste mundo.

Você decide no que vai acreditar ao longo da sua jornada. Você pode ficar ai se lamentando com esse discurso de coitado, ou pode bater no peito e enfrentar a vida com coragem e responsabilidade. Uma coisa eu sei, nada neste mundo pode parar uma mente obstinada. Nada mesmo! Eu decidi pegar minha chuteira e sair por aí fazendo peneiras com 15 anos de idade. Fui tomando porrada, reprovando aqui e ali, mas uma hora eu sabia que iria passar. Quando passei no teste sabia que aquele era apenas o primeiro passo de muitos que tive que dar para chegar onde estou hoje. No entanto, o que vocês não sabem é que para chegar até aqui meu corpo está cheio de cicatrizes, de saudades, de dores, de desencontros, de solidão, de marcas, de vaias, de despedidas, de dispensas, de descaso.

Os 90 minutos que você assiste na televisão é o que existe de mais fácil no futebol! O difícil mesmo é suportar e vencer o que existe do lado de fora!

Meu sonho é sagrado e isso ninguém pode tirar de mim.

Deus abençoe