Escolha uma Página

Vamos falar sobre o mito “Idade e Futebol”. Será que existe uma idade ideal para começar a se preparar para o sonho do futebol? Quem tem idade mais avançada precisa desistir do sonho? Se liga no post de hoje que eu vou falar sobre esse tema que tira o sono de muitos meninos que sonham com o mundo do futebol profissional.

Semana passada falamos sobre SOLUÇÃO DE PROBLEMAS! Recebi muitas respostas ao longo da semana! É incrível quando mudamos nossa forma de pensar!!! Milhares de jovens conseguiram perceber que ficar parado lamentando não resolve o problema de ninguém! Você encontrou alguma solução?

Essa semana quero falar de um assunto “PORRADA”! Muitos jovens entram em contato comigo com esta dúvida, que na verdade é uma grande angústia.

“Será que ainda consigo ser jogador de futebol com a idade que tenho?”

Vou me estender um pouco para conseguir falar com todo mundo! Ok?

A realidade do futebol brasileiro está cada vez mais precoce. Por isso, quanto mais cedo você  começa a se preparar para as peneiras melhor.

Mas daí você me pergunta: “Eu tenho 18 anos, tenho chance?!”

Você precisa aprender uma coisa:

Nem todos os jovens que estão dentro de grandes clubes serão atletas profissionais

Nem todos que começaram com 13 anos também vão ser jogadores

Por isso não se angustie!

Vamos falar para três idades especificas agora:

Até os 16 anos.
17 aos 20 anos
Acima de 20 anos

Você que possui até 16 anos precisa correr atrás que existem muitas peneiras e avaliações acontecendo. Nesta idade muitos clubes estão recrutando jovens e garotos porque é um momento em que os clubes podem moldar e formar jovens dentro das suas percepções de jogo e mercado.

Lembre-se: os clubes querem atletas para formar por dois motivos:

É mais barato para o clube ter atletas formados em categorias de base do que contratar atletas de outros clubes.
Muitos clubes brasileiros ainda sobrevivem vendendo atletas para o exterior, por isso, quando você vai fazer uma peneira, eles estão enxergando em você um produto, não um ser humano!

Jovens que estão entre 17 e 20 anos estão numa situação um pouco mais delicada acerca de encontrar peneiras e avaliações. No entanto, ainda existem chances para esta turma, principalmente em times menores.

Lembre-se:

Nesta idade geralmente existe um crise existencial muito grande, porque é um momento de muitas escolhas na vida de um jovem.
Fazer vestibular? Começar a trabalhar? Devo seguir acreditando e treinando?
A família muitas vezes exerce pressão e não apoia porque não acredita no seu sonho.

A parte mais difícil é focar 100% no seu objetivo, visto que é um momento de muitas dúvidas, portas fechadas e pouco apoio.

Minha reflexão para grande parte dos jovens desta idade é:

Estudem. Não deixem de estudar! Eu consegui aliar os estudos até o primeiro ano da faculdade. Dei o meu melhor e apenas deixei os estudos quando entendi e percebi que era necessário focar 100% no futebol.
Disciplina. Saiba aliar os estudos, treinos, alimentação e sono.
Envolva-se. Você precisa estar envolvido com o futebol, com pessoas, com o mundo do esporte. Jogue pelada, amador, futsal, futebol de 7, futebol de areia, etc…mas jogue!!!
Acredite. Você ainda tem chance SIM!!! Muitos jovens tem seu amadurecimento físico mais tardio, por isso, o melhor do seu jogo ainda pode estar por acontecer!

Agora, se você está na turma que já passou dos 20 anos e já está estudando e trabalhando, mas seu coração ainda está no futebol então você precisa saber de algumas coisas!

Você pode ainda ser um atleta profissional. Daí você me pergunta: Mas como? Eu já tenho 22 anos, nunca joguei profissional?  Alguns atletas de sucesso começaram tarde, o exemplo mais recente é o Keno que foi contratado recentemente pelo Palmeiras, mas que até os 22 anos jogava na várzea.

Joguei junto com o Finazzi no Atlético Paranaense. Ele me contou toda a sua história quando estávamos no avião indo jogar contra o Goiás pelo brasileiro de 2005. Ele tinha 25 anos e estava no quinto ano de arquitetura, no entanto, seu sonho era ser um atleta profissional.

Fonte: http://www.webkoder.com.br/trabalho/17

Então qual foi sua primeira decisão? Largou tudo e começou a treinar. Ele focou todo seu corpo, sua alma, seus pensamentos em buscar seu sonho. O que podemos aprender com isso? Um jogador de futebol é o resultado de um ser humano que assumiu riscos! O primeiro passo precisa ser dado por você! Pare de esperar que o mundo gire e algo caia no seu colo!!!

Combinadooooo? O Finazzi era um maluco! Largar a faculdade com 25 anos? Sim, mas antes de se tornar uma exceção ele também assumiu riscos!

Quanto maior é o desafio, maior é a loucura que precisamos fazer!

Uma sugestão boa para todos vocês que desejam encontrar peneiras é o site futebolpeneira.com.br que é um portal muito TOP que vai ajudar vocês a encontrar os agendamentos de peneiras pelo BRASIL!

É isso! Vamos pra cima!