Escolha uma Página

Fala craque,

Certa vez o Neymar disse uma frase que me marcou:

“Lá dentro de campo nada me abala”. Refleti muito sobre essa capacidade mental que consegue suportar altas doses de pressão sem que o desempenho seja afetado. Estudei a vida dos principais atletas da atualidade para encontrar o modelo mental da alta performance. Quer saber como ter uma mentalidade de campeão? Perca 5 minutos lendo! Se gostar curta, comente e compartilhe!

Então vamos lá!

As vezes me pego falando sozinho. Meus pensamentos se tornam frases e quando vejo estou viajando em um mundo distante conversando comigo mesmo. Acredito que isso também deve acontecer com você. Em média falamos de 300 a 1.000 palavras por hora e toda palavra é uma linguagem que comunica algo. Estas palavras reunidas se tornam frases, histórias, maneiras de pensar e crenças. No final de um dia, você tem tantas imagens que um filme pode ser editado em seu coração.

Agora vamos fazer um pouco de matemática. Se dessas tantas palavras que criamos por hora em nossa mente 50 forem negativas, no final dia, contando que ficamos 16 horas acordados e 8 dormindo, teremos em média falado 800 palavras em nossos pensamentos. No final do mês você terá repetido mais de 24.000 vezes as palavras, “não posso”, “não consigo”, “não tenho capacidade”, “não tenho oportunidade” e criado um filme mental de longa duração dos seus piores momentos. No final do ano serão mais 288 mil palavras negativas que se repetiram em sua mente.

Essa é a matemática da impossibilidade, do fracasso e da depressão. Você deseja ser profissional em uma profissão que exige um alto grau de comprometimento onde a concorrência é uma das maiores do mundo? Então sua mente e seus pensamentos não podem ser seu inimigo nessa hora. Não estou escrevendo isso para você sair por aí pensando positivo e achando que tudo vai acontecer como mágica. Não! Mas estou alertando que o mundo interno que criamos em nossas emoções é o que nós iremos colher em nosso desempenho externo.

Quanto mais palavras boas, mais pensamentos positivos e crenças poderosas se desenvolvem.Quanto mais palavras dessa natureza, mais seu vocabulário emocional se fortalece. Essa construção mental edita imagens mentais de um filme com final feliz. Um ambiente propício e fértil vai sendo gerado de dentro para fora e é assim que as sementes brotam e que os sonhos se realizam. No final do ano você terá falado mais de 2 milhões de palavras positivas que produzem energia, satisfação e felicidade.

E aqui está o grande segredo dos campeões. Eles possuem dentro deles um bilhão de pensamentos que geram uma extraordinária autoestima. Estão armados de milhares e milhares de palavras e imagens mentais de felicidade e alegria desde a infância. Estão repetindo para eles mesmo constantemente as mesmas palavras de incentivo, de possibilidade, de coragem. Mas daí você diz: – Mas Ticão, os caras são famosos, ricos e realizados! Ai é fácil ser feliz! Daí te respondo: Eles não são escravos dos resultados para se sentirem felizes. Mas constroem diariamente os resultados que sempre sonharam por meio de uma mentalidade positiva e cheia de sorriso no rosto.

Não é o resultado que produz felicidade. É a felicidade que sentimos agora que produz o resultado que desejamos!

Portanto, se você está ai, desanimado, falando milhares de palavras ruins, pensando que a felicidade mora lá do outro lado de um muro distante, sua capacidade de realizar vai diminuir até o ponto de desistir de tudo! Um campeão escolhe seus pensamentos, gerencia suas palavras, editando um filme empolgante e vitoriosos dentro de si mesmo. O estado mental se transforma e seu bom humor é capaz de contagiar o mundo. Sua vida não está a espera de um acontecimento que depende dos outros, mas é a construção interna das milhares de palavras sussurradas ao coração e compartilhadas com Deus em uma simples oração.

Foi assim que vivi meus melhores momentos como atleta. É assim que os melhores do mundo alimentam suas mentes e suas emoções.

As vezes compartilho minhas histórias com Deus em uma oração.Outras vezes imagino coisas positivas dentro do vestiário antes de entrar em campo. Em outros momento sorrio sem motivo antes de dormir. Minha mente viaja, meus pensamentos voam. E foi começando nesses voos mentais que um dia passei a conhecer o mundo, a realizar sonhos. Meus pensamentos são minhas sementes, e por isso, tenho cuidado deles da melhor forma! Faça isso também!

Você é aquilo que pensa!

(Carlos Bertoldi)

Deus abençoe!