Escolha uma Página

Em uma semana cheia de viradas e supostos milagres não podemos falar mais nada a não ser que o futebol é um dos esportes que mais nos emocionam, e por que não, mais nos ensinam. Na vida, às vezes a gente começa levando um 3×0 e acaba desanimando, mas o Fluminense mostrou que nada está perdido. Não tire seu time de campo, mesmo que sua performance não seja digna de aplausos, as vezes o jogo muda, alguns eventos acontecem e surge uma nova perspectiva, uma nova energia! Se você desanimar e não correr atrás, não vai abrir a oportunidade para a sorte bater na sua porta e no caso do Luciano, receber uma oportunidade única de fazer um gol com assistência do goleiro rival. 

As vezes, nossos obstáculos parecem um Camp Nou lotado e do lado oposto aos nossos sonhos está um Messi inspirado. Do nosso lado, até aquilo que temos de melhor está ou no banco de reservas da nossa falta de confiança ou está aquietado na arquibancada das nossas dúvidas. E o que acontece logo de cara? De novo, 3×0! A vida é dura e parece que somente ocorre algo extraordinário quando tudo se torna improvável! O Liverpool provou para o mundo e para você que até o pior dos seus problemas pode sucumbir a uma energia vibrante e um objetivo profundamente internalizado. O Messi, o maior problema, desafio, obstáculo, impedimento de qualquer time no mundo teve que se lamentar ante a esta força quase que espiritual dos reds.

Então, fartos de uma semana em que o futebol nos emocionou vem o jogo do Tottenham contra o Ajax. E de novo visitamos o mesmo cenário! 3×0! O cenário é perfeito, mas para o adversário! Vantagem construída no primeiro tempo, placar agregado elástico, torcida a favor e o pensamento lá na final. Que problemão! Imagine os vestiários! O do Ajax um clima de euforia com excitação! Um ambiente de “estamos na final!”. “Vamos somente jogar mais 45 minutos e pronto!”. A programação mental deles era: banho, casa e comemoração! Lá do lado dos SPURS um clima de velório, com alguns atletas batendo palmas tentando trazer um animo que foi sepultado no segundo gol do Ajax no final do primeiro tempo. Mas, na vida sempre tem aquele golzinho que traz vida e ressuscita nossas forcas, nossos objetivos, nossa fé. 

Há 3 anos atrás eu estava levando uma goleada da vida. Eu fui para o vestiário decidido não voltar para o segundo tempo do jogo. Eu estava apanhando demais! A vida, meus sonhos e a minha felicidade estavam perdendo de goleada! Eram gols de todos os tipos: gols de artrose, de lesão de lábrun, de um calo ósseo no fêmur. Quando tentei reagir uma cirurgia no esôfago bateu o martelo e levei mais um gol da tristeza, outro da perda de 8 quilos e mais um ultimo golaço do diagnostico medico: você não tem condição mais de voltar a jogar futebol! 

Esse primeiro tempo da minha vida estava 6×0. Minha situação era desanimadora. Mas, assim como o futebol nos ensinou essa semana, tudo é possível! Quando recebi uma mensagem de Hong Kong, fiz meu primeiro gol. Era uma proposta para voltar a jogar. O jogo estava 6×1, mas confesso que uma energia profundamente espiritual tomou conta de mim de maneira que as dores que se agigantavam sobre mim parecendo um Messi batendo faltas, se tornaram pequenas e irrelevantes ante a excitação de virar o jogo. E os minutos foram se passando e o milagre aconteceu.

Hoje estou na terceira temporada em Hong Kong, já renovei contrato por mais 1 ano e meio, e neste período que fui virando o jogo tive a graça de experimentar momentos únicos. Um gol de bicicleta, um título com um time que não ganhava nada há mais de 50 anos e tenho sido importante na equipe que jogo. Viver uma virada, no entanto, não é fácil! Poucos times fazem isso! Poucos homens acreditam que podem dar a volta por cima! E são estes times, são esses homens, que fazem deste mundo um lugar melhor!

Não importa o placar que você está vivendo, acredite: você nunca está sozinho! Comigo carrego a convicção da presença de Deus em minha vida, influenciando meus passos, consertando meus caminhos e direcionando minha historia. 

Estão certos o reds quando cantaram You’ll Never Walk Alone, você nunca estará sozinho! E por isso me despeço deste texto com a tradução desta música que embalou a virada dos reds, e porque não, pode embalar uma nova programação mental para que você enfrente o Messi (problemas) e acredite no seu potencial para virar o jogo e ser feliz aonde quer que seja!

Você Nunca Caminhará Sozinho

Quando você caminhar por uma tempestade

Mantenha sua cabeça erguida

E não tenha medo da escuridão

No fim da tempestade

Há um céu dourado

E a doce canção prateada de uma cotovia

Caminhe

Pelo vento

Caminhe

Pela chuva

Apesar de seus sonhos serem lançados e soprados

Caminhe

Caminhe

Com esperança

No seu coração

E você nunca caminhará sozinho

Você nunca caminhará sozinho