Escolha uma Página

Medos. Como enfrentá-los?

  • Olho dentro do olho daquilo que me aflige. Passo um tempo a sós com esse sentimento que quer roubar minha paz e minhas capacidades.
  • O que existe de verdade nesse pensamento? Essa é uma pergunta muito importante, até porque grande parte dos nossos medos não existe, são irreais, são duendes.
  • Por que tenho medos? O medo é um dispositivo de proteção do nosso cérebro. Antigamente, os mais medrosos sobreviviam. Quem assumia a linha de frente das batalhas geralmente não voltava para casa. O POR QUE ajuda a encontrar qual é sua maior aflição. Por exemplo: você pode estar commedo de não ser aceito, ser rejeitado ou criticado. Medo de se frustrar, medo de não alcançar seu sonho, medo de perder, medo de enfrentar os desafios, de mudar de cidade, de morar em concentrações, etc… O seu medo revela seu foco! Se você está muito focado nos outros, nas impossibilidades, nas dificuldades, significa que você perdeu de vista seu principal objetivo, que é jogar futebol com alegria e paixão! Quem está focado no jogo e no seu trabalho, não tem tempo para dimensionar o que os outros estão pensando. Logo o medo já alcançou o grande objetivo dele, que é canalizar sua atenção, seu foco, suas ideias, seus pensamentos, sua energia, seus sonhos, suas metas, tudo! No lugar de fazer planos para seu sucesso, você perde horas dando ração para esse monstro.
  • Como lidar com isso? Muitas vezes pensei, “se perdermos esse jogo estamos ferrados!”. Sabe aquele jargão, “vida ou morte?” então, aprendi uma coisa muito importante na vida. Estou vivo! Sobrevivi a todos aqueles “monstros”, porque na verdade, todos eles eram uma criação da minha própria mente! Joguei partidas péssimas, fui vaiado, dispensando, mandado embora, e cá estou, escrevendo para vocês, jogando futebol e sendo feliz!
  • Se você alimentar o monstro ele vai crescer, crescer, até o dia, que provavelmente ele terá mais forças do que você, e então, ele governará seus passos. Por isso, mate o monstro de fome. Alimente sua paixão, seu jogo, pense positivo, imagine seus sonhos realizados, comemore cada vitória e celebre seu dom com alegria!
  • Descobri que todos os homens possuem medo. Se você vai entrar em campo amanhã, saiba que existem outros 21 garotos que estão sentindo a mesma coisa que você. A insegurança é normal e você vai aprendendo a lidar com ela com o tempo, através destas perguntas e do enfrentamento.
  • Por último e talvez uma das mais importantes experiências da minha vida: jamais demonstre fraqueza quando se trata de um esporte. Se um cachorro perceber que você está com medo ele te ataca, imagina um adversário!? Entrei diversas vezes em campo com medo, receio, insegurança. A diferença é que existe momentos na vida que é preciso fazer cara de coragem e ir com medo mesmo!!!

Então, pare de inventar maneiras de sabotar seu sonho e levanta do sofá, desliga esse telefone vá em busca dos seus sonhos, combinado???!!! Medos... Como enfrentá-los?