Escolha uma Página

Não adiante separar as coisas. Quem você é tem muito a ver com a produtividade que você possui. O atleta também vive essa realidade em todas as esferas e é muito comum cometermos os mesmos erros com frequência. Quando isso acontece criamos um hábito, um padrão mental, uma forma de viver, e por isso muitas vezes também experimentamos as mesmas frustrações em diferentes áreas ou momentos da vida.

Isso ficou muito claro para mim no aeroporto neste ultimo ano. Tive dois comportamentos muito semelhantes que revelaram algo que preciso urgentemente mudar em minha vida. E qual comportamento é esse? Transferir para o momento presente alguma frustração ou problema do passado!

Deixe-me explicar!

Estávamos muito felizes e ansiosos para voltar para o Brasil depois de um ano de muito trabalho em Hong Kong. Meu filho estava contando os dias para ver os avós e primos. Ao chegar no check-in, recebi a noticia que a companhia aérea havia cancelado a passagem do meu filho e da minha esposa sem aviso prévio e estávamos sem a viagem garantida. Depois de quase 1 hora de tentativas decidi comprar as duas passagens na hora e embarcamos as pressas. Foi muito estressante aquele momento. O pior foi conseguir ser reembolsado pela empresa mais tarde.

Passado um ano, eu e minha família estávamos novamente fazendo o check-in para voltar ao Brasil, no mesmo aeroporto. Tudo certo até percebermos que o visto da Márcia estava vencido. Quando o policial tentou conversar comigo e me explicar a respeito não consegui fazer nada senão ser rude e tentar provar que não havia nada de errado, até perceber que estávamos totalmente sem razão, e ele somente estava querendo nos ajudar.

Tudo Ok, viajamos ao Brasil e passamos as férias. No dia do retorno para Hong Kong estava no check-in quando o atendente apenas perguntou sobre o visto para Hong Kong. Eu respondi com pouca paciência que não havia necessidade de visto para Hong Kong. Eu já estava “programado” mentalmente que qualquer pergunta de um atendente de aeroporto era um problema ou uma sacanagem com minha viagem. Minha interpretação era automática e sem qualquer filtro da minha razão. Resultado? Novamente fui rude da resposta e depositei nele um descontentamento que a ele não pertencia. Resumindo: ele ainda mudou minha passagem de Congonhas para Guarulhos, tornando minha viagem mais rápida e barata. Com este tapa de luva e depois tomando uma dura da minha esposa percebi que havia entrado em um padrão mental e isto era algo que acontecia em outras áreas da minha vida.

Refleti sobre isso acerca da minha carreira como atleta profissional. Muitas vezes o que um treinador falou para mim em um momento me levou a criar um padrão mental e um pensamento sobre todos os treinadores. E assim acabei fazendo em tudo, em todos. Uma experiência negativa acaba validando e criando um formato que se não tivermos capacidade de filtrar, pode nos tornar amargos e ácidos. Esse é o padrão de interpretação da vida dos derrotados. Eles olham para as pessoas e para as oportunidades sempre sob a esfera da negatividade, do pessimismo, da derrota.

É preciso saber se renovar. Deixar com que as experiências negativas se tornem em aprendizados e nos amadureçam para a vida, de modo que, o tempo possa nos tornar seres humanos melhores e mais produtivos.

No futebol, na vida, nas relações. A qualquer momento podermos viver quedas, tristezas e dores, mas elas não podem se tornar protagonistas, nem tampouco ocuparem as raízes do nosso coração.

O homem maduro é também mais produtivo porque aprendeu a extrair o melhor de si mesmo diante das circunstâncias mais difíceis. Produtividade e alta performance são especialidades de seres humanos evoluídos mentalmente e que conseguem crescer com os erros.

Então é isso! Não deixe que o mal de ontem amargue o bem que você pode fazer hoje! Sorria, porque é com o sorriso no rosto e com alegria nas pernas que podemos vencer as batalhas da vida!

Quer mais produtividade? Quer ter acesso a conteúdos especiais?

Assine meu canal no youtube! https://www.youtube.com/channel/UCIJuj6jEEM3PUxI4UJhgbNw

Ainda não leu o ebook grátis? Então acesse www.coachcarlosbertoldi.com e faça parte deste time!!!